06/04/2021 - Coren-RS participa de debate sobre lei estadual sobre violência obstétrica



A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, participou no dia 31 de março, de forma online, de um debate sobre o Projeto de Lei (PL) estadual 277/2019, que trata sobre violência obstétrica. Estavam presentes, ainda, pelo Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS), a vice-presidenta, Cristina Schwarz; pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Seção RS (Abenfo-RS), a presidente, Virginia Moretto; e pelo Observatório da Violência Obstétrica no Brasil, Lara Yelena Werner; além de assessoras da deputada Franciane Bayer, que está relatando o PL na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia.

Durante a reunião virtual, foram debatidos detalhes do teor do projeto. As entidades explicaram e deram relatos sobre a realidade obstétrica no RS. As informações repassadas servirão de base para o trabalho da deputada Franciane.

Para o Coren-RS, essa troca de informações é essencial, para que o PL não represente nenhum retrocesso no que diz respeito à assistência de mães e bebês. Sempre vale ressaltar que a Enfermagem tem amparo legal e pleno preparo técnico para atuar no pré-natal, na assistência ao parto e pós-parto. Novas reuniões sobre o PL devem ocorrer em breve.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176