09/04/2021 - Coren-RS participa de lançamento de Frente Parlamentar em defesa do HPS



A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, participou na noite desta quinta-feira, 08 de abril, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. A iniciativa foi da Câmara de Vereadores da Capital, liderada pelo vereador Roberto Robaina. Em caráter pluripartidário, a frente tem o objetivo de defender a instituição de saúde contra o sucateamento e a ameaça de privatização, além de apoio às(aos) profissionais que atuam no HPS.

A presidente do Coren-RS, que trabalhou 26 anos no HPS, salientou a ausência de representantes da Prefeitura de Porto Alegre na instalação da Frente Parlamentar e destacou que o Conselho tem acompanhado de perto a situação. Rosangela relatou que a direção do HPS já tinha sido alertada sobre os problemas em reunião em 11 de março deste ano, encontro que teve a participação de servidoras(es) do hospital, Direção Geral, Direção Médica, Direção Administrativa e Coordenação de Enfermagem, além de representantes de sindicatos e associações. Foi cobrado a necessidade permanente de capacitação das equipes, além do dimensionamento adequado. “Nos deparamos com diversas situações de risco que ocorrem dentro da instituição de saúde, prejudiciais tanto aos trabalhadores quanto para a população”, disse Rosangela durante a atividade.

A dirigente relatou que, junto a demais entidades ligadas à saúde, já foram cobradas medidas da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) em reunião (CLIQUE AQUI para conferir). “Nossa principal preocupação é com a segurança do paciente e do trabalhador que está no HPS, garantindo condições para o exercício profissional da Enfermagem”, reforçou. 

Além de Robaina e de Rosangela, a atividade, realizada online, teve a participação de diversos outros parlamentares da esfera municipal, estadual e federal, além de representantes de entidades ligadas à saúde e da direção do hospital. “A pandemia reforçou a importância de se valorizar a saúde pública e o HPS é um patrimônio de Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos, a instituição sofre com uma série de problemas e esta frente visa debater ações em defesa do hospital”, frisou Robaina. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181