14/04/2021 - Coronavírus: vídeo de técnico de Enfermagem de Gravataí defendendo a vacinação viraliza. CONFIRA!



Quando, num final de turno de trabalho, o técnico de Enfermagem Eduardo Tavares dos Reis, 44 anos, abriu a câmera do celular para gravar um vídeo sobre a vacinação contra a Covid19, não imaginava a repercussão que o material teria (PARA ASSISTIR, CLIQUE AQUI). Ele, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab A, em Gravataí, como vacinador, e também no Grupo Hospital Conceição (GHC), em Porto Alegre, no setor de Tomografia, estava cansado do cenário que via todos os dias.

“Durante o mês de março, em função da vacinação contra a Covid, eu fiquei trabalhando em turno inverso em outras unidades de saúde de Gravataí. E sempre que eu chegava pra trabalhar, tinha acontecido alguma coisa ou acontecia ao longo do dia: era carro da Guarda Municipal na frente da unidade porque tinha dado confusão; era enfermeiro indo até a delegacia registrar ocorrência por ofensa e até por agressão. Era assim, todo dia uma história triste relacionada à vacinação da Covid. Daí resolvi gravar o vídeo”, conta Eduardo.

O técnico de Enfermagem, que se considera tímido, teve que escrever o que falaria antes de gravar. A primeira versão ficou longa, com quase 5 minutos. Ele foi cortando até chegar no produto final, mais curto – e com uma mensagem clara e forte, de apoio à ciência, à vacina, ao SUS e em defesa da Enfermagem. Ele enviou o vídeo para colegas e, na noite daquele mesmo dia, muitas pessoas já haviam assistido – um foi passando pro outro e viralizou.

Eduardo está orgulhoso do alcance do vídeo – e espera que ele chegue a cada vez mais pessoas. “Agora as pessoas estão mais conscientizadas sobre a vacina e sua importância. Os números estão aí para mostrar que a vacina funciona”, afirma.

E o empenho e amor de Eduardo pela Enfermagem – diariamente, entre Canoas, onde mora, Gravataí e Porto Alegre, ele percorre em média 70 quilômetros – se refletem em casa. A esposa, Cleusa, também é técnica de Enfermagem e está cursando Enfermagem. Vendo o exemplo do pai e da mãe, a filha mais velha do casal, Maria, de 17 anos, desistiu da Medicina e agora quer cursar Enfermagem. “Nossa, fiquei muito feliz e orgulhoso da escolha dela [da filha, Maria]”, diz Eduardo. Eduardo e Cleusa também são pais de Izadora, de 15 anos.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) apoia iniciativas como a de Eduardo – Enfermagem, faça o mundo ouvir a sua voz! Viva à ciência e ao SUS – e vacina para todas e todos.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176