16/04/2021 - Coren-RS visita Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, e presta apoio à Enfermagem



O conselheiro Antônio Tolla e a enfermeira fiscal Bethânia de Mello realizaram uma visita institucional ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, na quarta-feira, dia 14 de abril. O objetivo foi prestar apoio às(aos) profissionais de Enfermagem envolvidas(os) em episódio recente com uma médica que prescreveu cloroquina via nebulização para pacientes com Covid19. As(Os) profissionais de Enfermagem se recusaram a fazer o procedimento, amparados pela legislação. Vale ressaltar que o medicamento NÃO tem eficácia comprovada.

No dia da visita, o técnico e o enfermeiro diretamente envolvidos estavam de férias – de qualquer forma, a mensagem do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi repassada por Antônio e Bethânia, que agradeceram e elogiaram a conduta da equipe de Enfermagem. “Reforçamos e disponibilizamos os serviços do Conselho para a categoria. A função do Conselho, além de fiscalizar, é regulamentar o exercício legal da profissão. No episódio em questão, eles seguiram à risca o que diz a legislação”, afirma o conselheiro Antônio.

Antônio e Bethânia percorreram todas as dependências do hospital, conversando com profissionais e distribuindo livretos do Código de Ética, porta crachás e materiais de divulgação. Eles foram recebidos pela coordenadora de Enfermagem e Responsável Técnica (RT), enfermeira Thaylane de Mattos Centeno; por Cindi Holderbaum (supervisora do Centro Obstétrico); Bárbara Gama (supervisora do CCIH); Luiza Pacheco (supervisora da UTI); Thaís Santos (supervisora da internação clínica SUS); e Daniela Gomes (supervisora do setor de internação clínica convênio e particular).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176