26/04/2021 - Cofen cria Comissão Nacional de Enfermagem à Saúde Intercultural (CNESI)



O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) criou, por meio da Decisão nº 062/2021 (acesse aqui), a Comissão Nacional de Enfermagem à Saúde Intercultural (CNESI). A comissão trata de segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas, saúde entre fronteiras e LGBTQIA+. Seu objetivo é elaborar estudos, propostas e pareceres de questões relacionadas às(aos) profissionais de saúde desses grupos.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) indicou a enfermeira indígena Hamyla Elizabeth da Silva Trindade para compor o grupo. Hamyla, da etnia Baré, é militante pela valorização e reconhecimento dos povos indígenas originários do Brasil. “A interculturalidade envolve uma gama de grupos e atuar de forma coerente e responsável inclui entender suas especificidades e, para isso, a comissão irá trabalhar a partir das demandas vindas dos profissionais que representaremos, em especial os trabalhadores indígenas”, declarou Hamyla.

O enfermeiro Alan Gomes de Sousa também fará parte da Comissão por sua atuação à frente da coordenação de Atenção Básica de municípios que compõem a região do Baixo Amazonas. Ele será membro representativo das comunidades ribeirinhas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Coren-AM e da Ascom - Cofen)
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176