23/04/2021 - Nova diretoria do Cofen tem ex-presidente do Coren-RS como conselheiro federal



A nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) definiu nesta sexta-feira, 23 de abril, em eleição interna, a diretoria do triênio 2021/2024. A conselheira Betânia dos Santos, professora da Universidade Federal da Paraíba, com ampla experiência em assistência e gestão, foi escolhida para a Presidência. O vice-presidente eleito é o enfermeiro Antônio Marcos Gomes, natural de Santarém. Atuante no Sistema Cofen/Conselhos Regionais e nas políticas de Saúde desde estudante, Antônio Marcos foi de estagiário a presidente, por dois mandatos, do Coren-PA. É professor da Universidade Estadual do Pará. Além deles, o ex-presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, foi efetivado como conselheiro federal, representando a Enfermagem gaúcha no plenário em Brasília.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, que foi conselheira federal, avalia que a nova diretoria do Cofen dará continuidade ao trabalho dos últimos anos, oportunizando mais ações em defesa do exercício profissional. “A luta pela categoria continua e será ampliada. Ainda estamos diante de um momento muito delicado com a pandemia da Covid19 e reforçando a mobilização em busca da aprovação de pautas importantes, como o Piso Salarial”, destacou.

Para Daniel, muitos avanços foram promovidos nos últimos anos. “Esse trabalho seguirá de forma crescente, com qualificação dos serviços para a categoria, fiscalização atuante e orientativa, oportunidade de ações de capacitação e atualização, entre outras medidas que beneficiem a Enfermagem”, salientou o conselheiro federal.

Já a presidente do Cofen salientou que a autarquia seguirá atenta e atuante no combate à pandemia de Covid19, colaborando com políticas de Saúde e fortalecendo ações de fiscalização. “Nosso objetivo é promover uma assistência segura de Enfermagem, com apoio ao aprimoramento técnico-científico, valorização dos profissionais e integração do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, contribuindo para uma fiscalização cada vez mais efetiva em todo o Brasil”, afirmou Betânia.

Para o vice-presidente Antônio Marcos Gomes, a Enfermagem enfrenta um paradoxo durante a pandemia. “Vive um momento de muito reconhecimento e valorização, mas também de maior vulnerabilidade, com jornadas exaustivas, enfrentando diariamente o medo da morte e circunstâncias muito duras de trabalho. É preciso fortalecer ações institucionais integradas, em defesa da Saúde Coletiva e das pautas históricas da profissão”, comentou.

A eleição e a posse, realizadas na sede do Cofen, com transmissão ao vivo pela internet, respeitaram as normativas de biossegurança, com distanciamento social e uso de máscaras. Todos os presentes realizaram teste sorológico para Covid19.

Conheça os novos conselheiros

Nova gestão do Cofen (2021/2024)

Conselheiros Efetivos

Betânia Maria Pereira dos Santos (Presidente)

Antônio Marcos Freire Gomes (Vice-presidente)

Silvia Maria Neri Piedade (1ª secretária)

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (2º secretário)

Gilney Guerra de Medeiros (1º tesoureiro)

Wilton José Patrício (2º tesoureiro)

Helga Regina Bresciani

Daniel Menezes de Souza

Vencelau Jackson da Conceição Pantoja


Conselheiros Suplentes

Claudio Luiz da Silveira

Dannyelly Dayane Alves da Silva

Emília Maria Rodrigues Miranda Damasceno Reis

Ivone Amazonas Marques Abolnik

Josias Neves Ribeiro

Leocarlos Cartaxo Moreira

Lisandra Caixeta de Aquino

Márcio Raleigue Abreu Lima Vede

Tatiana Maria Melo Guimarães


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181