26/04/2021 - Enfermeiras, sendo uma ex-conselheira do Coren-RS, são autoras de livro sobre diabetes



Foi lançado recentemente o livro Diabetes Melito - Uma visão interdisciplinar (para assistir à live de lançamento, CLIQUE AQUI). Quatro enfermeiras – Luciana Foppa (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA); Silvete Schneider (HCPA); Beatriz Hoppen Mazui (HCPA); e Joseane Schneiders (Hospital Conceição) – escreveram um dos capítulos da obra. Uma delas, enfermeira Silvete, é ex-conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).

O livro foi organizado pela Dra. Beatriz Schaan (professora dos Programas de Pós-Graduação em Endocrinologia e em Cardiologia da UFRGS), pela Dra. Gabriela Teló (professora do Departamento de Medicina Interna da Escola de Medicina e da Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS) e pela Dra. Agnes Gossenheimer (membro da Liga Interdisciplinar de Diabetes (LIDIA/UFRGS), Chefe do Cuidado Farmacêutico na Secretaria Estadual de Saúde do RS e professora da Escola de Saúde Pública). A ideia é mostrar a importância da atuação multidisciplinar em saúde na prevenção e no tratamento à doença.

Dados de 2019 da Federação Internacional de Diabetes (IDF) apontam o Brasil como o 5º país com mais diabéticas(os) no mundo, alcançando 16 milhões de pessoas diagnosticadas. Em termos de mortes no Brasil (por 100 mil habitantes, ambos os sexos), diabetes e doenças do rim saltaram de 11ª causa, em 1990, para 3ª no ranking de morbimortalidade em 2017.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Conselho Regional de Farmácia do RS - CRF/RS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176