30/04/2021 - Coren-RS participa de audiência pública sobre segurança e saúde de trabalhadoras(es)



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, participou nesta quarta-feira, 28 de abril, de uma audiência pública online sobre a situação das Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde dos Trabalhadores e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs). A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS).

A data escolhida para a conversa foi simbólica: 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, uma pessoa morre por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos, conforme dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. O número fica ainda maior quando são contabilizados apenas os acidentes de trabalho, ou seja, quando não há mortes: um a cada 49 segundos.

Em 2019, o governo federal divulgou a sua intenção de reduzir em 90% as NRs – o que significaria um retrocesso que poderia resultar na multiplicação do número de acidentes de trabalho e mortes de trabalhadoras(es). Desde então, vêm sendo realizadas conversas entre o governo e as entidades representativas das(os) trabalhadoras(es) – que defendem que não é o momento de mudar as NRs.

Na audiência desta quarta-feira, participaram representantes de dezenas de entidades e movimentos sociais. Muitas(os) citaram a pandemia do novo Coronavírus e as vítimas entre as pessoas que estão na linha de frente – como a Enfermagem: no RS, 25 profissionais morreram vítimas da doença. No Brasil, esse número chega a 773, conforme dados do Observatório da Enfermagem.

“Temos que refletir sobre a responsabilidade de cada entidade sobre esse tema, sobre o que podemos fazer de ações concretas. Não é o momento de alterar qualquer NR. Devemos centrar as nossas forças em combater a pandemia, em proteger os trabalhadores. O Coren-RS está junto nessa luta”, disse Rosangela.

O Coren-RS seguirá atento e combatendo, ao lado das demais entidades e organizações da sociedade civil, os retrocessos e retiradas de direitos propostos pelo governo federal que atingem e penalizam, especialmente, as(os) trabalhadoras(es).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Agência de Notícias ALRS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176