03/05/2021 - Coren-RS participa de reunião sobre estágio obrigatório de técnicas(os)



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou no dia 26 de abril, de forma remota, de reunião com o Conselho Estadual de Educação do RS (CEEd-RS). Estavam presentes pelo Coren-RS a presidente, Rosangela Gomes Schneider, a procuradora, Paula Noronha, a conselheira Rosane Ciconet e a coordenadora do Departamento de Registro e Cadastro (DRC), Carmen Olsson.

A reunião foi com foco na Resolução 357/2021, editada pelo CEEd-RS, que autoriza a redução da carga horária de estágio obrigatório para 75%. A Resolução "autoriza as instituições de ensino integrantes do sistema estadual de ensino, em caráter excepcional, a proceder à certificação de conclusão de cursos de educação profissional técnica de nível médio e especializações técnicas diretamente relacionados ao combate à pandemia da Covid19, desde que cumpridos com êxito o mínimo de 75% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios”.

A preocupação do Coren-RS é sobre a qualidade da formação das(os) futuras(os) técnicas(os) de Enfermagem e o risco para a assistência à população. Também foram discutidos pontos contestados em relação à interpretação da normativa.

A presidente Rosangela salientou a preocupação com as(os) profissionais e a população, ressaltando que o Conselho preza por uma boa qualidade de ensino, “O nosso receio é a falta de qualidade. Nós, do Conselho, sempre visamos um amparo de muita qualidade para a população, também nos preocupamos com o exercício profissional dos nossos futuros colegas.”

O CEEd-RS manterá a resolução em vigência, o que pode ser reavaliado depois da pandemia. Uma nova reunião entre CEEd-RS e Coren-RS deve ocorrer em breve, sobre esse mesmo assunto.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos do Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz (DRT/RS 12.176)