21/05/2021 - Em live da Fundatec, presidente do Coren-RS comenta sobre desafios da Enfermagem



Para celebrar a Semana da Enfermagem, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) realizou na noite desta quarta-feira, dia 19 de maio, a live Vivendo a Enfermagem: Teoria x Prática. A transmissão teve a participação da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, e está disponível para assistir NESTE LINK

Na atividade, a dirigente trouxe números da Enfermagem nacional e gaúcha, ressaltando que 85% das profissionais são mulheres. Salientou desafios, como jornada dupla de trabalho, os baixos salários e a luta pela aprovação do Piso Salarial da categoria. Rosangela destacou, ainda, que a profissão ganhou visibilidade com a pandemia. “Hoje, não tem quem não conheça o trabalho da Enfermagem. Isso fortalece nossa batalha por melhorias”, disse. Ainda dentro do contexto da Covid19, a presidente do Coren-RS comentou sobre problemas vividos por colegas, como questões ligadas à saúde mental e à exaustão, e destacou que palestras e cursos sobre esses temas foram abordados na Semana da Enfermagem 2021 do Coren-RS (CLIQUE AQUI e saiba mais).

Além de Rosangela, participaram da atividade a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Escola Profissional Fundatec (EPF), enfermeira Aline Freitas Cardoso, além das ex-alunas e hoje técnicas de Enfermagem Aline Oliveira da Silveira e Andressa Medeiros Tavares. O mediador foi o diretor da EPF, Felipe Homem.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181