25/05/2021 - Semana da Enfermagem encerra com palestra sobre Cuidado em Saúde e lançamento de documentário



Após sete dias de atividades online, a Semana da Enfermagem 2021 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) encerrou na quinta-feira, 20 de maio, Dia das(os) Técnicas(os) e Auxiliares. E terminou com chave de ouro, com o lançamento do documentário Histórias da Enfermagem Gaúcha em Tempos de Pandemia (CLIQUE AQUI para assistir) e a palestra sobre Cuidado em Saúde – A Comunicação e o Resgate do Ser, da enfermeira e professora Maria Julia Paes da Silva (ASSISTA AQUI).

Para marcar o 20 de maio, a técnica de Enfermagem e conselheira Sandra Gawlinski foi nomeada presidente do Coren-RS neste dia. Ela e a conselheira e enfermeira Rosangela Gomes Schneider, além do enfermeiro e conselheiro secretário Antônio Tolla, participaram da atividade. “Queremos, cada vez mais, a proximidade com a categoria. Somos um órgão fiscalizador, mas também estamos presentes para acolher, orientar e sanar dúvidas. Podem sempre contar o Conselho”, salientou Sandra.

Após uma breve abertura, foi lançado o documentário Histórias da Enfermagem Gaúcha em Tempos de Pandemia. Nesta atividade, participaram a auxiliar Helita Cruz, a técnica Tatiana Pereira e a também técnica e conselheira do Coren-RS, Isabel Gularte. Todas foram protagonistas do filme, que narra o dia a dia de profissionais da categoria no enfrentamento à Covid19. “Foi um momento muito legal e gratificante, um retrato do nosso cotidiano e de uma profissão tão linda como a nossa. Parece que foi um parabéns para a gente”, comentou Isabel.

Depois do documentário, Maria Julia Paes da Silva fez sua palestra, muito esperada e que foi elogiada por quem assistiu. De uma forma muito sensível, a professora trouxe diversos aspectos referente ao cuidado, tema que ela considera desafiador, ainda mais os dias atuais. “Somos profissionais que temos a técnica para o uso de instrumentos, mas que também precisamos exercer o toque afetivo. Todo ser humano é mais do que um corpo. E isso a Enfermagem nunca negou”, afirmou a professora. A palestrante ainda demonstrou sua gratidão com a categoria no enfrentamento à Covid19. “É tudo feito com muita coragem e coração. Assim que temos agido e aprendido”, complementou.

Todas as atividades da Semana da Enfermagem 2021 do Coren-RS estão disponíveis no Facebook (CLIQUE AQUI) e no YouTube (CLIQUE AQUI). Além das palestras e do documentário, o Conselho ainda lançou uma revista, com fotos do dia a dia de profissionais nos hospitais de Pronto Socorro, de Clínicas e Conceição, além do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, todos em Porto Alegre.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181