26/05/2021 - Coren-RS notifica prefeitura sobre inadequações encontradas na rede de APS da Capital



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se reuniu no dia 20 de maio com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, e com a enfermeira Responsável Técnica (RT) do município, Cátia Stein. O encontro ocorreu a pedido do Coren-RS para notificar a prefeitura sobre as inadequações constatadas em um mutirão de inspeções fiscalizatórias realizado de 11 a 14 de maio em toda a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da Capital - Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSs) - para saber mais, CLIQUE AQUI

Pelo Coren-RS, de forma presencial, estavam a presidente, Rosangela Gomes Schneider, e o coordenador do Departamento de Fiscalização, enfermeiro João Carlos da Silva. De forma remota, estavam a coordenadora do Setor de Assessoria Jurídica de Fiscalização, Ana Cristina Bellio; as enfermeiras fiscais Muriel Viegas e Silva, Moiseli Paz, Camila Pastoriza e Mara Fagundes; a assistente técnica de Fiscalização Maragonesa Teixeira; a conselheira enfermeira Sônia Regina Coradini e o conselheiro secretário enfermeiro Antônio Tolla. O grupo expôs a gravidade da situação encontrada nas unidades de saúde.

Uma das questões identificadas pela fiscalização foi a falta de capacitação às(aos) profissionais pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na reunião, a SMS disse que fará, no fim deste mês, uma capacitação integral e única para todas(os) as(os) profissionais de Enfermagem que atuam na APS da Capital para alinhar processos. 

Diante do subdimensionamento de profissionais de Enfermagem, também constatado nas inspeções, o secretário Mauro e a RT Cátia afirmaram que devem ser chamadas(os) enfermeiras(os) concursadas(os), com contratação emergencial, e técnicas(os), por meio de uma seleção simplificada. Em caráter excepcional, o Coren-RS concedeu prazo de 60 dias para que seja realizado cálculo de dimensionamento de toda a APS do município.

O Coren-RS seguirá atento! O desmonte da APS em Porto Alegre sobrecarrega profissionais de Enfermagem e da saúde e penaliza a população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176