28/05/2021 - Aprovadas(os) em concurso em Porto Alegre exigem posição da Prefeitura quanto a nomeações



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 25 de maio, com profissionais da categoria aprovadas(os) no Concurso Público 597 da Prefeitura de Porto Alegre. O tema do encontro, realizado de forma remota, foi o déficit de enfermeiras(os) na saúde do Município e a exigência das(os) trabalhadoras(es) aprovados para suprir a demanda em hospitais e demais serviços de saúde da Capital. Segundo representantes da comissão das(os) aprovadas(os), a Prefeitura pode nomear 79 cargos imediatamente, sendo que o deficit de enfermeiras(os) é de 295.

Em inspeções fiscalizatórias, o Coren-RS também constatou a falta de profissionais nos serviços de saúde de Porto Alegre. “Estamos acompanhando esta questão e queremos estar junto da comissão nos debates. O Conselho busca estar onde a Enfermagem precisa”, salientou a presidente Rosangela Gomes Schneider. O coordenador do Departamento de Fiscalização, João Carlos da Silva, também participou da atividade.

Para as(os) profissionais que foram aprovadas(os) no concurso, o deficit tem colocado em risco o atendimento e a vida de pacientes, além da sobrecarga de trabalho sobre enfermeiras(os) que já atuam pelo Município. Os representantes da comissão elogiaram a participação do Coren-RS, ressaltando a busca de espaços necessários para a atuação de profissionais. “A gente sente o Conselho bem próximo e nos escutando. Ficamos contentes com um Coren-RS assim, como sempre desejamos”, enfatizou a enfermeira Roselaine Souza.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181