04/06/2021 - Fundação Ecarta apresenta projeto Cultura Doadora ao Coren-RS



No objetivo de contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos, bem como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul, a Fundação Ecarta desenvolve o projeto Cultura Doadora. A medida foi apresentada nesta quarta-feira, 02 de junho, ao Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS), em reunião online. A proposta é de que o Conselho seja um parceiro no projeto, de forma a colaborar na divulgação da iniciativa, ajudar na conscientização e, também, trabalhar na formação das(os) novos profissionais de Saúde quanto à doação de órgãos e tecidos.

“É um tema que nos toca muito e, certamente, vamos contribuir”, enfatizou a presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider. “Rodamos o Estado inteiro em nossas ações e trabalhamos muito a educação com colegas da Enfermagem. É um tema que podemos abordar com a categoria”, reforçou a enfermeira fiscal Rosele Teixeira Mussoi. Rosangela e Rosele trabalharam com pacientes renais crônicos à espera de transplante.

O presidente da Fundação Ecarta e coordenador do projeto Cultura Doadora, Marcos Fuhr, destacou a alegria com a receptividade do Coren-RS quanto à iniciativa. “É um trabalho de conscientização, mas também precisamos que mais profissionais de Saúde estejam habilitados a fazer testagens e que este tema seja tratado desde a formação”, ponderou.

Entre os encaminhamentos da reunião, uma live nas redes sociais do Coren-RS ficou agendada pra o dia 28 de setembro, um dia após ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, para tratar do tema. Também participaram da atividade a diretora geral da Fundação Ecarta, Valéria Ochôa, e a produtora do projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181