17/06/2021 - Live do Coren-RS tratou sobre violência obstétrica e atuação da Enfermagem na assistência ao parto



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta terça-feira, 15 de junho, uma live com o tema Parto humanizado, de fato! Discussão sobre violência obstétrica. A conversa, que foi transmitida pelo Facebook e pelo YouTube, teve a participação das enfermeiras Virginia Moretto (professora da Escola de Enfermagem da UFRGS; presidente da Abenfo-RS; e membro da Câmara Técnica Saúde da Mulher do Coren-RS) e Sílvia Medeiros (especialista em Obstetrícia e membro da diretoria da Abenfo-RS).

O debate foi motivado por um Projeto de Lei (PL) que está tramitando na Assembleia Legislativa, o PL 277/2019, que representa um retrocesso à assistência ao parto no Estado. Um dos pontos desse PL veda, inclusive, o uso do termo “violência obstétrica”. O texto proíbe, ainda, a presença de doulas e centra a assistência ao parto na figura de médicos e médicas, ignorando a equipe multidisciplinar nesse cenário, inclusive a Enfermagem (para saber mais sobre o PL, clique aqui).

Virginia repassou o PL, ponto a ponto, e evidenciou o quanto ele é inadequado. Ela falou, ainda, sobre a importância da atuação da equipe multidisciplinar não só na assistência ao parto, mas também no pré-natal. Sílvia compartilhou um pouco da sua experiência em Centro Obstétrico e destacou o quanto, infelizmente, algumas condutas inadequadas e sem embasamento em evidências científicas ainda são praticadas.

Se você não assistiu, a live está disponível no Facebook (CLIQUE AQUI) e no YouTube (CLIQUE AQUI). Confira!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176