02/08/2021 - Coren-RS na Área realiza visitas e atendimentos em Passo Fundo e Erechim e garante apoio ao Piso



Dando continuidade ao projeto Coren-RS na Área, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve em Passo Fundo, no dia 26 de julho, e em Erechim, de 27 a 29 de julho. A iniciativa promove o atendimento descentralizado a inscritas(os) e, também, o diálogo com a categoria, durante visitas a serviços de saúde e demais instituições. Para acessar a agenda completa do Coren-RS na Área, até novembro, CLIQUE AQUI.

Em Passo Fundo, ocorreram apenas visitas institucionais, sem atendimento ao público. Em Erechim, houve visitas e atendimentos: ao todo, foram 216 atendimentos (188 referentes a registro e cadastro e 28 relacionados a negociações).

As agendas de visitas foram realizadas pela presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider; pela coordenadora do Setor de Comunicação e Eventos, Vanessa Drehmer; e pela assessora do Gabinete da Presidência, Vera Almeida. Em Passo Fundo, elas foram recebidas na Universidade de Passo Fundo (UPF) pela reitora, a enfermeira Bernadete Maria Dalmolin, e na Câmara Municipal – nesta segunda visita, o objetivo foi obter apoio das(os) vereadoras(es) ao Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial da Enfermagem e está tramitando no Senado. A Câmara aprovou a moção. “Quem está com a população é a Enfermagem, por isso, nós fizemos questão de mostrar para a sociedade o todo o nosso apoio”, disse o vereador Rafael Colussi, presidente da Câmara. Em Passo Fundo, houve também agenda no Sindisaúde e na subseção do Coren-RS.

Em Erechim, foram visitados os hospitais de Caridade, Santa Terezinha e Unimed, além da Universidade Regional Integrada (URI). A enfermeira Cristina Severo, coordenadora do curso técnico em Enfermagem da URI, salientou a importância da aproximação com a Enfermagem: “Houve uma época que o Conselho era muito distante, depois começou a mudar. Hoje consegue se ver mais humanização e união com a categoria”. Ela ainda elogiou os cursos do Programa de Educação Permanente (PEP) do Coren-RS e frisou a relevância das(os) alunas(os) participarem. Na URI, Rosangela, Vanessa e Vera também foram recebidas pela enfermeira Angela Maria Brustolin (coordenadora da graduação) e pelo enfermeiro Irany Achiles Denti (docente).

O Coren-RS também ganhou espaço na imprensa local. A presidente Rosangela deu entrevistas para a TV Erechim (clique aqui) e para a Rádio Virtual (clique aqui).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176