06/08/2021 - Piso Salarial da Enfermagem é tema de audiência pública na Câmara



A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira, 05 de agosto, audiência pública sobre a importância da valorização da Enfermagem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ato em apoio ao Piso Salarial organizado pelo Fórum Nacional de Enfermagem reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, lideranças da Enfermagem e congressistas antes e durante a audiência, transmitida ao vivo pela internet (CLIQUE AQUI para assistir).

O evento se deu após o Projeto de Lei 2.564/2020 receber o apoio de quase um milhão de internautas no portal e-Cidadania do Senado, que deve ser analisada pelo plenário na volta do recesso dos parlamentares. O PL é de autoria do senador Fabiano Contarato e fixa o Piso Salarial para profissionais de Enfermagem com carga horária máxima de 30 horas semanais.

O ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), conselheiro federal e coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, enfermeiro Daniel Menezes de Souza, destacou que a luta pelo Piso Salarial não é apenas da categoria. “Trata-se de uma medida que beneficia a sociedade como um todo, sobretudo a assistência em Saúde e o bem estar social dos profissionais. Valorizar a Enfermagem é valorizar a saúde, a vida e o SUS”, declarou.

O presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Tonny Costa, ressaltou a importância da maior visibilidade em relação ao adoecimento ocupacional. “Estamos muito sensibilizados, não só com a pandemia que tem levado a óbito profissionais de Enfermagem, mas com o adoecimento ocupacional. Essa desvalorização, precarização e desrespeito está fazendo com que os profissionais adoeçam. É mais que um dever reconhecer a Enfermagem como pilar da saúde pública e privada do país, garantindo condições dignas de trabalho aos nossos profissionais”, disse.

A audiência foi presidida pelo deputado Mauro Nazif e contou com a participação de diversos parlamentares e representantes de entidades como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social  (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Participaram, ainda, as deputadas Carmen Zanotto, Alice Portugal e deputada enfermeira Rejane.

Fonte: Ascom - Cofen