08/09/2021 - COFEN REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE ENFERMAGEM NA SAÚDE DIGITAL



No dia 31 de agosto, foi aberta consulta pública sobre a atuação das(os) enfermeiras(os) na Saúde Digital pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Tem como objetivo normatizar e autorizar o atendimento das(os) profissionais de Enfermagem por plataformas digitais.

A iniciativa propõe a realização de consultas de Enfermagem online e em tempo real, onde serviços como teleatendimento, teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria, poderão ser prestados. Baseada no projeto de Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), visa o atendimento da população através dos meios da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Conselho Federal de Enfermagem em março de 2020 aprovou o atendimento online síncrono por meio da Resolução Cofen 634/2020, por conta do avanço do novo Coronavírus. A nova normativa propõe que a assistência online dos serviços de Enfermagem seja definitiva.

Dentre os serviços online, poderão ser realizadas prescrição de medicamentos, solicitação de exames e encaminhamentos, desde de que sejam protocoladas indicações clínicas e terapêuticas ou outras normativas estabelecidas pelo SUS, na saúde suplementar ou privada.

A votação estará disponível até o dia 30 de setembro no site do Cofen. Acesse CLICANDO AQUI. Para participar, é necessário o preenchimento do cadastro e a realização do login.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)