13/09/2021 - Entidades que compõem o Fórum da Enfermagem dão mais um passo para viabilizar o Piso Salarial



O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da categoria, Aben, Anaten, CNTS, CNTSS, Cofen, FNE e Eneenf, vem a público comunicar à categoria profissional que foi realizada reunião nesta segunda-feira, 13, com a senadora Eliziane Gama sobre o PL 2564/2020, que institui o Piso Salarial nacional da Enfermagem.

O objetivo da reunião, que teve a participação de quase todas as entidades que compõem o Fórum, exceto a Eneenf, foi buscar uma proposta de consenso dos valores do Piso Salarial que será entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Como não houve consenso durante a reunião desta segunda-feira, ficou acordado que a senadora Eliziane Gama vai formalizar uma proposta oficial que será entregue às entidades até terça-feira, 14 de setembro. Esta proposta será com base nos debates que aconteceram na reunião nesta segunda, 13.

Com esta proposta em mãos, as entidades se comprometeram a realizar assembleias e reuniões com a categoria para avaliar a proposta apresentada. Estiveram presentes na reunião o coordenador do Fórum e representante do Cofen, Daniel Menezes de Souza, o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, a representante da FNE, Solange Caetano, a representante da CNTSS, Neuza Freitas, o representante da ANATEN, Tonny Costa e a diretora da Aben, Sônia Alves.

O Fórum ressalta também que a reunião foi solicitada pela senadora na sexta-feira, 10, em caráter de urgência, com as entidades que compõem a comissão criada pelo Senado para discutir o PL 2564/20. O momento é de união. É de lutar pela valorização da categoria. É de lutar pela aprovação do Piso Salarial e da jornada de 30 horas.

Fonte: Fórum Nacional da Enfermagem