27/10/2021 - Protagonismo de técnicas(os) e auxiliares é destaque em live do Coren-RS



Na mais recente live do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), realizada nesta terça-feira, 26 de outubro, o destaque foi para técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem. Profissionais de diferentes municípios comentaram sobre o protagonismo destas(es) trabalhadoras(es) na saúde. Somente no RS, são 97.833 técnicas(os) e 11.022 auxiliares, de um total de 137.952 profissionais de Enfermagem em todo o Estado. Ou seja, 79% da categoria no Estado é composta por técnicas(os) e auxiliares. A transmissão, na íntegra, pode ser acompanhada CLICANDO AQUI.

A live teve a participação da técnica de Enfermagem Jacy de Abreu, que trabalhou 26 anos no Hospital São Lucas e atua há quatro anos na Unimed em Guaíba. Ela destacou a necessidade de reconhecimento de profissionais por parte da população e de políticos. “Queremos não só aplausos, mas também a valorização. Somos nós que estamos na linha de frente, cuidando das pessoas, e estamos sendo fundamentais durante a pandemia”, ressaltou Jacy, que também é auxiliar.

A transmissão também contou com a participação do técnico de Enfermagem Eliezer Luginski, coordenador da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. O profissional destacou o empenho de técnicas(os) e auxiliares para fazer o serviço funcionar e proporcionar resultados no município. “É uma equipe dedicada, capaz de fazer o trabalho administrativo, e que tirou muitas pessoas longas filas, muitas vezes na chuva”, relatou.

Representando o Coren-RS, o técnico de Enfermagem e conselheiro Fernando Mengue salientou a luta do Conselho para valorizar, cada vez mais, as(os) profissionais. “Temos visitado as instituições, conversando com a categoria, no intuito de mostrar nosso trabalho e também orientar colegas quanto ao exercício profissional”, ponderou. O dirigente destacou a luta do Sistema Cofen/Conselhos Regionais pela aprovação do Piso Salarial e da jornada de 30 horas.

As lives do Coren-RS ficam todas disponíveis para assistir posteriormente, quando você quiser. As transmissões são feitas pelo Facebook ou no YouTube.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181