11/11/2021 - Coren-RS visita serviços de saúde e dialoga com a categoria em São Leopoldo, Esteio e Gramado



O projeto Conselheira(o) na Área, iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), passou nos dias 03 e 04 de novembro pelos municípios de São Leopoldo, Esteio e Gramado. Em São Leopoldo e Esteio, a enfermeira e conselheira Sônia Regina Coradini e o auxiliar de Enfermagem e conselheiro Luiz Carlos Moraes visitaram serviços de saúde e promoveram a aproximação com a categoria, apresentando serviços da autarquia, canais de atendimento, o trabalho em defesa de colegas e a luta pelo Piso Salarial da categoria.

Em São Leopoldo, Sônia e Luiz Carlos estiveram no Hospital Centenário; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte (Scharlau); na Secretaria Municipal de Saúde; no Hospital Dia Unimed; e no Senac. “Importante saber que não estamos sozinhos. Que tem gente que nos representa e nos defende”, salientou a coordenadora do curso de Enfermagem do Senac, enfermeira Ana Lucia de Castilhos Muller.

Já em Esteio, foram visitados a Secretaria Municipal de Saúde; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cruzeiro, Claret, Planalto e Caic; a unidade da Doctor Clin; e o Hospital São Camilo. “É muito bom ver o Conselho próximo da gente. Animador saber que estamos todos juntos na mesma luta”, destacou a enfermeira da UBS Caic, Mônica Munari.

Em Gramado, no dia 04, a presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, visitou dois serviços de saúde: Hospital Arcanjo São Miguel (onde passou pelas unidades de Emergência, CCIH e UTI Covid; Maternidade; entre outras) e PA da Unimed. Ela conversou com as(os) profissionais de Enfermagem e distribuiu material informativo do Conselho – inclusive um folder que trata sobre a questão racial, em alusão ao Novembro Negro. No município, Rosangela ainda participou da cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial (CONGREHOF).

Coren-RS na Área

Nos mesmos dias (03 e 04/11), o projeto Coren-RS na Área, que descentraliza o atendimento do Conselho e o leva a outros municípios, recebeu a categoria na Prefeitura de São Leopoldo. Foram realizados 60 atendimentos, sendo 48 referentes ao Departamento de Registro e Cadastro e outros 12 ligados ao Departamento de Arrecadação. O calendário completo do Coren-RS na Área pode ser conferido NESTE LINK.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181