19/11/2021 - Coren-RS participa de encontro sobre projeção política da Enfermagem para 2022



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneiderparticipou no dia 13 de novembro do Encontro dos Influencers da Enfermagem – Projeção Política da Enfermagem para 2022O evento, que ocorreu de forma presencial em Fortaleza (CE), foi uma iniciativa da vereadora do município e presidente do Coren-CE, enfermeira Ana Paula Brandão da Silva FariasOs objetivos foram pautar discussões sobre a representatividade política da Enfermagem incentivar a candidatura de profissionais da categoria para as eleições de 2022.

No encontro foi ressaltada a importância de a Enfermagem ocupar mais cargos políticos e, portanto, um lugar efetivo de fala nos espaços de discussão e de decisão – o que influencia, por exemplo, na elaboração de políticas públicas de saúdePara se ter uma ideia, na atual legislatura da Câmara dos Deputados, eleita em 2018 e que tomou posse em 2019, dos(as) 513 parlamentares, 436 são homens e 77, mulheres (apenas 15%). Essa composição está bem longe de ser representativa da Enfermagem que, no Brasil, é majoritariamente feminina: 85%.

deputada estadual do Rio de Janeiro Enfermeira Rejanepresente no Encontro, falou sobre sua trajetória profissional e política. Rejane destacou que as(os) profissionais de Enfermagem que pretendam se candidatar nas eleições de 2022 devem, além de defender as bandeiras da categoria, ampliar o olhar para outraáreas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176