24/11/2021 - Coren-RS presente na Reunião de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens

Encontro ocorreu de 17 a 19/11, no Coren-SP

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pela conselheira Sônia Regina Coradini; pelo coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva; pela coordenadora adjunta do Defisc, Thais Longaray; pela chefe do serviço de Assessoria Jurídica da Fiscalização, Ana Cristina Bellio; e pela procuradora, Paula Noronha – participou, de 17 a 19 de novembro, da Reunião de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens). O encontro, que ocorreu na Sede do Coren-SP, foi organizado pela Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) do Cofen. A finalidade foi trocar experiências entre o Cofen e os regionais acerca da fiscalização do exercício profissional da Enfermagem e alinhar condutas. Participaram coordenadoras(es) de Fiscalização; enfermeiras(os) fiscais; presidentes de Conselhos e conselheiras(os) de todo o país.

O evento começou com a mesa redonda “Panorama da Fiscalização do Sistema Cofen/Corens”, com Thais (coordenadora adjunta do Defisc do Coren-RS); Marisa Miranda (coordenadora da Divisão de Fiscalização do Cofen) e Walkírio Almeida (coordenador da CTFIS do Cofen). Thais faz parte da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Sistema e, ao lado de outras(os) enfermeiras(os) fiscais do Brasil, participa de operações especiais de fiscalização em diversos Estados. A Reunião seguiu, com uma série de relatos, palestras e mesas redondas ao longo dos três dias.

"O encontro foi um momento rico de troca de experiências, o que possibilita avançarmos cada vez mais na nossa atividade finalista [fiscalizar o exercício profissional da Enfermagem]. Entre os temas abordados destaco os desafios enfrentados pelos Corens junto ao Judiciário sobre dimensionamento de pessoal de Enfermagem e a importância de utilizarmos as evidências científicas como ferramenta da fiscalização”, disse a conselheira Sônia.

Diplomação da gestão 2021-2023 do Coren-SP
A conselheira Sônia e o coordenador do Defisc, João Carlos, representaram a presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, na cerimônia de diplomação da gestão 2021-2023 do Coren-SP pelo Cofen. A solenidade ocorreu no dia 18 de novembro, no auditório do Centro de Integralidade do Instituto de Assistência Médio ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) – PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Coren-SP)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176