07/12/2021 - Coren-RS participa de reunião sobre fiscalização de Pronto Atendimentos de Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, participou no dia 29 de novembro de reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Foram debatidas questões referentes à prestação de contas do atendimento realizado nos Pronto Atendimentos (PAs) Lomba do Pinheiro e Bom Jesus, bem como a fiscalização, por parte do município, da atuação da empresa que venceu a licitação para gerenciar as duas unidades de saúde. Relatos sobre os atendimentos, número reduzido de profissionais e estrutura dos locais também foram trazidos pelas(os) participantes.

Novo encontro sobre o tema será realizado após o recesso 
da Câmara, bem como visita aos locais pela Cosmam para acompanhar se o contrato está sendo cumprido e o que pode ser aprimorado. Além dos integrantes da Comissão, o encontro contou também com representantes de áreas ligadas ao tema, como o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), entre outras(os) convidadas(os) e representantes da comunidade.

O Coren-RS 
seguirá acompanhando o assunto, com o objetivo de garantir à Enfermagem condições adequadas de trabalho nesses locais, além de um atendimento seguro e de qualidade à população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176