08/12/2021 - Departamento de Fiscalização do Coren-RS reúne profissionais, promovendo capacitação e integração



O Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro uma capacitação com fiscais e demais funcionárias(os), promovendo uma construção coletiva na qualificação nas atividades referentes ao setor. A atividade foi realizada na sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), reunindo profissionais que atuam no interior e na capital.

“Foram três dias de intensa troca de saberes, conhecimentos e práticas, de alinhamento de condutas, esclarecimento de situações dúbias e revisão de processos de trabalho”, reforçou o coordenador do Defisc, enfermeiro João Carlos da Silva. “Foi muito bom podermos nos reunir, integração que fez falta em função da pandemia da Covid19”, complementou João.

No primeiro dia de atividade, as(os) trabalhadoras(es) do Defisc participaram da abertura do evento, com a participação da presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider. “A integração de profissionais do Conselho sempre é muito importante, ainda mais de um setor que é essencial em acolher as demandas da categoria, além de orientar e buscar soluções”, frisou a dirigente. Na sequência, ocorreu a oficina “Vida atual: emoções e contradições”, conduzida pelo professor Ney Bruck e pela professora Dalila Frota. Ainda no primeiro dia, no período da tarde, foi realizada a apresentação do compilado de ações realizadas no ano de 2021 e do planejamento das ações a serem empreendidas em 2022 pelo Defisc.

Já no segundo dia, a enfermeira fiscal Lilian Sampaio Ramos, da reigonal de Rondônia (Coren-RO), conversou com as(os) profissionais sobre o tema “Fiscal: um agente transformador”. Ainda foram realizadas mais oficinas de fiscalização, fazendo uma conexão com a palestra de Lilian e com a importância dos relatórios nos processos judiciais a serem instaurados. No mesmo dia, no turno da tarde, ocorreu a revisão das normativas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, relatos de participações nas Câmaras Técnicas, Comissão de Protocolos e Eventos, além da revisão de itens constantes do Manual de Procedimento Operacional Padrão da Fiscalização.

O terceiro e último dia de atividades iniciou com a palestra “Comunicação Não-Violenta”, promovida de modo online e ministrada pelo psicólogo Leon Golendziner. Na sequência, as(os) profissionais debateram e padronizaram condutas referentes ao atendimento pré-hospitalar móvel e serviços de transporte de pacientes. À tarde, foi apresentado explanada e discutida a nova proposição aprovada pelo Plenário do Coren-RS no mês de novembro de 2021 sobre alterar a metodologia de cálculo de dimensionamento e estabelecimento de condições mínimas para tentativas de conciliações com as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), sendo dirimidas dúvidas sobre o tema, além de diversas outras medidas no sentido de discutir e agilizar a resolução das inconformidades em relação à fiscalização das ILPIs.  O grupo de fiscais construiu um roteiro de itens que necessariamente devem ser observados na fiscalização. no sentido de qualificar e aumentar a resolutividade. Encerrando o evento, foi analisada e discutida a minuta de alteração da Resolução Cofen que trata do dimensionamento de profissionais de Enfermagem e, em pequenos grupos,  como compor a observação e constar nos relatórios de fiscalização, relacionando sempre com os possíveis riscos a que estão submetidos a pessoa e a comunidade atendida.

A conselheira Sônia Regina Coradini, membro da Comissão de Fiscalização do Coren-RS, acompanhou os três dias do evento. “Uma oportunidade de conhecer pessoalmente os profissionais envolvidos no processo de fiscalização de nosso Conselho. Foi muito gratificante e acolhedor”, avaliou.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181