23/12/2021 - Piso Salarial e jornada de 30 horas são debatidos em fórum da Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas



Foi realizado na tarde de 21 de dezembro o VII Fórum da Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA). A atividade foi promovida de forma online e teve como tema “Piso Salarial e jornada de trabalho: conquistas e perspectivas”. Participaram do debate o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enfermeiro Daniel Menezes de Souza, a ex-prefeita de Cristal, enfermeira Fábia Richter, e a deputada estadual pelo Rio de Janeiro, enfermeira Rejane de Almeida. A atividade foi conduzida pela presidente da AEHCPA, enfermeira Maria Conceição Proença, e pode ser acompanhada na íntegra CLICANDO AQUI.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, integrou a mesa de abertura e salientou que as(os) profissionais têm, cada vez mais, tomado posição sobre a importância como categoria e em exigir reconhecimento. “Estamos fazendo mais, juntamente com as entidades representativas. Tenho bastante esperança de que a gente vá conseguir as melhorias que tanto desejamos, beneficiando a população com um trabalho ainda mais qualificado”, comentou. A mesa de abertura também teve a participação da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Franco, e da enfermeira coordenadora do Grupo de Enfermagem do HCPA, Ninon Girardon da Rosa.

O conselheiro federal Daniel enfatizou que a Enfermagem tem se colocado de forma diferente diante da luta pelo Piso Salarial e pela jornada de 30 horas. “São ações mais assertivas e incisivas na busca por valorização. Precisamos ser mais otimistas e pensar que essa mobilização pode resultar na conquista de questões históricas da categoria”, destacou.

A deputada Rejane salientou a necessidade de ampliar a pressão no Congresso Nacional para que os projetos de Lei sejam aprovados, destacando a movimentação que o Coren-RS e outras entidades estão fazendo junto às(aos) parlamentares. Já Fábia Richter lembrou que a luta pelo Piso Salarial e pela jornada de 30 horas está ligada à qualidade de vida das(os) profissionais de Enfermagem. “De terem mais tempo de descanso, mais tempo com a família e podendo oferecer um trabalho mais efetivo para a população”, complementou.

Os Projetos de Lei (PLs) 2564/2020, que trata do Piso Salarial, e 2295/2020, que se refere à jornada de 30 horas, tramitam na Câmara dos Deputados. O Coren-RS tem realizado constantes ações no objetivo de sensibilizar as(os) parlamentares para que aprovem as medidas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181