05/01/2022 - Coren-RS acompanha com preocupação aumento de casos de Covid19 e influenza e cobra medidas



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) está acompanhando com muita preocupação o aumento do número de casos de Covid19 e influenza em todo o Estado, especialmente em Porto Alegre. Nesse contexto, as(os) profissionais de Enfermagem estão sobrecarregadas(os) e exauridas(os), entrando no terceiro ano de pandemia.

Os casos recentes de Covid19 e influenza, estão, inclusive, gerando o afastamento de profissionais de Enfermagem infectadas(os) dos serviços de saúde. O temor de um colapso no sistema de saúde é palpável, diante de uma rede desmontada no combate à Covid19 – particularmente no que diz respeito à Atenção Primária à Saúde (APS) da Capital, que perdeu recentemente centenas de servidoras(es) do IMESF e agentes comunitárias(os) de saúde demitidas(os) à revelia.

O Coren-RS cobra medidas urgentes e efetivas do poder público, em todas as esferas – federal, estadual e municipal –, para frear a nova onda de casos. Inclusive não há, até a data da produção desse texto, a divulgação de números e estatísticas claras por parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre e da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) para informar e alertar a população sobre a gravidade do cenário atual. Mais uma vez, os gestores tiveram tempo de se preparar para o que está acontecendo agora e não o fizeram.

O Conselho ressalta, ainda, que segue pendente a resolução de uma série de inadequações encontradas em inspeções fiscalizatórias realizadas pela autarquia em maio de 2021 em todas as unidades da rede de APS da Capital (saiba mais aqui). Os pontos mais problemáticos observados à época foram o déficit de profissionais de Enfermagem e a estrutura física inadequada de vários locais – que não permite, por exemplo, que se separem pacientes com suspeita de Covid das(os) demais. A SMS até agora não deu um retorno e o Coren-RS seguirá cobrando.

Se você, profissional da Enfermagem, está vivenciando uma situação precária em seu local de trabalho denuncie ao Conselho! O canal direto é a Ouvidoria (para acessar, clique aqui).

O Coren-RS está atento! E lembre-se: a pandemia não acabou! Evite aglomerações; use máscara; e higienize as mãos com frequência.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176