14/01/2022 - Mulher dá à luz no pátio do Hospital Fêmina, em parto assistido pela Enfermagem



Estar onde as pessoas precisam, prestando uma assistência de qualidade e humana - esta é a grande missão da Enfermagem. E na madrugada desta sexta-feira, 14 de janeiro, em Porto Alegre, no Hospital Fêmina, a Enfermagem atuou em um parto com desfecho inusitado: uma mulher deu à luz a uma menina no pátio da instituição.

Uma das pessoas que assistiu ao nascimento foi o técnico de Enfermagem e conselheiro do Coren-RS Fernando Mengue. E ele conta como foi a experiência
:

O segurança entrou na emergência avisando que havia uma mulher no pátio que estava parindo. Eu e mais um colega técnico de Enfermagem saímos correndo pro pátio. Chegando lá, ela já estava deitada no chão. Quando fui olhar, a cabeça da nenê estava coroando. Ela nasceu e eu aparei ela com a minha mão direita. Depois, veio a enfermeira, cortou e clampeou o cordão e levamos elas pra dentro, pra seguir o atendimento. Foi uma emoção muito grande, especialmente o momento logo depois que ela nasceu, que eu peguei ela e a coloquei no colo da mãe. Daí veio o choro, que é o anúncio de uma nova vida neste mundo. É uma grande satisfação estar na hora e local certos para ajudar o próximo. A Enfermagem nos proporciona muitas bênçãos”, relata Fernando.

O parto foi filmado e o vídeo está circulando na internet e redes sociais. A gestante chegou de carro com o marido e eles acessaram o pátio do hospital, onde aconteceu o parto. Conforme informações divulgadas pela imprensa, mãe e bebê passam bem.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176