27/01/2022 - Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS



A partir desta quinta-feira, 27 de janeiro, serviços de saúde de Canoas até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passarão a ser coordenados por outras quatro instituições. A transição, no entanto, preocupa o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Em diligência realizada no Hospital Universitário (HU) do município na quarta-feira, dia 26, profissionais que estavam atuando naquele momento ainda não sabiam se continuariam trabalhando na instituição. O Coren-RS já solicitou urgente reunião com a Secretaria da Saúde de Canoas para esclarecer o caso.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, e a enfermeira fiscal Camila Pastoriza estiveram no HU conversando com profissionais da categoria após o recebimento de denúncias sobre a possibilidade da descontinuidade da assistência de Enfermagem. Muitas(os) colegas relataram que a nova gestão estava fazendo uma lista sobre quais funcionárias(os) vão permanecer trabalhando, mediante análise de documentos e entrevistas. Porém, boa parte delas(es) sequer foi contatada(o) pela nova gestão. “Essa falta de informações é muito preocupante. É um hospital que está com diversos pacientes internados, com profissionais afastados pela Covid19 e ainda sem ter ao certo como serão formadas as equipes. Os colegas com quem conversamos estavam desolados”, relatou Rosangela.

Segundo nota no site da Prefeitura de Canoas, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assume a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) será responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) estará à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Além disso, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administrará os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer. Ainda segundo a nota da Prefeitura, os processos seletivos feitos pelos novos administradores levarão em conta a experiência e o conhecimento das(os) atuais funcionárias(os).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181