01/02/2022 - Nova gestão da Assembleia Legislativa estará engajada na luta pela valorização da Enfermagem



Tomou posse nesta segunda-feira, 31 de janeiro, novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado Rio Grande do Sul (ALRS), deputado estadual Valdeci Oliveira. Em seu discurso, no Plenário do Legislativo Gaúcho, o parlamentar destacou a luta da Enfermagem por reconhecimento e colocou a nova gestão como parceira por valorização da categoria. “Este ano de 2022 é um momento de defesa da saúde pública, cujos profissionais, mais que aplausos, que são sempre bem-vindos, merecem o reconhecimento e a valorização do seu trabalho”, salientou. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, acompanhou a cerimônia de forma online.

Valdeci destacou a necessidade de correção de injustiças, como no salário de profissionais. “Em alguns estados, como aqui no RS, quem atua na enfermagem chega, em alguns casos, a ganhar menos de dois salários mínimos mensais. Técnicos, auxiliares e parteiras têm remunerações ainda mais baixas, com jornadas estafantes, triplas”, frisou ele, destacando que 85% da categoria é formada por mulheres.

O deputado exaltou o trabalho de profissionais de saúde ao lembrar de seu irmão, Valdir Oliveira, que venceu a Covid19 depois de 118 dias internado, sendo 71 intubado. “Um verdadeiro guerreiro, um verdadeiro sobrevivente, que escapou do pior graças a sua perseverança, às orações, ao excelente trabalho dos profissionais da saúde e também a um punhado de sorte”, citou, complementando que 2022 será o ano de superar muitas dificuldades, principalmente com o passivo de sequelas deixado pela pandemia junto à população, o que irá demandar ainda mais atendimentos e tratamentos na rede pública.

O novo presidente da Assembleia ainda fez uma defesa da ciência. “Ela que salvou muitas vidas e continuará salvando. O ano de 2022 deve ser um momento em que não sejamos mais pegos pelo falso dilema entre economia versus vida. A vida e a economia têm que caminharem lado a lado e jamais em sentidos opostos”, ponderou. 

Na ALRS, Valdeci Oliveira é criador da Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas e do Piso Salarial para a Enfermagem, medida que é um instrumento de mobilização em defesa da categoria. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181