09/02/2022 - MPF pede adequações quanto ao déficit de profissionais no Hospital Universitário de Canoas



Em reunião articulada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), o Ministério Público Federal (MPF) pediu que o Hospital Universitário (HU) de Canoas proceda com as correções necessárias quanto ao déficit de profissionais de Enfermagem e outros problemas. A falta de trabalhadoras(es) foi constatada pelo Conselho em diligência no serviço de saúde, após denúncias recebidas. A procuradora Ana Paula Medeiros deu prazo de cinco dias para as adequações. A atividade, realizada de forma híbrida, ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 03 de fevereiro.

Além das correções, o HU deverá enviar ao Coren-RS e ao MPF documentos comprovando as medidas tomadas. Posteriormente, o Conselho fará inspeção fiscalizatória para averiguar se as adequações foram aplicadas corretamente.

A reunião ainda teve a participação da presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, do conselheiro secretário Antônio Tolla, da procuradora-geral Paula Noronha e do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Também estiveram na atividade o secretário municipal de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, a enfermeira responsável técnica (RT) do HU, Fátima Farias, o promotor de Justila Marcelo Dossena e advogada Marilda Marlei Barbosa Oliveira e Silva, da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), entidade que assumiu a gestão do hospital.

Além do HU, o Coren-RS está atento à troca na gestão de demais serviços de saúde de Canoas. Em 27 de janeiro, instituições do município até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passaram a ser coordenados por outras quatro entidades. A Funam assumiu a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) ficou responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) está à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Já Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administra os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181