14/02/2022 - Porto Alegre sedia 538ª Reunião Ordinária de Plenário do Cofen



Entre 14 e 18 de fevereiro, Porto Alegre será a sede da 538ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade é realizada no Hotel Plaza São Rafael, no Centro da Capital, com 72 pautas para apreciação e deliberação de representantes de todo o país. Todos os cuidados para a realização do evento foram tomados, como exigência de passaporte vacinal e de teste negativo para Covid19. 

O vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, abriu os trabalhos, destacando a importância de levar as discussões para diferentes regiões do Brasil, numa busca de ampliar o diálogo com a Enfermagem e com os Conselhos Regionais. “Estamos atentos às necessidades de cada Estado. A nossa presença fortalece nossa interlocução para que possamos atuar como um sistema integrado”, destacou o dirigente.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, participou especialmente da abertura da ROP e deu as boas-vindas às(aos) participantes, destacando a importância da aproximação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a categoria. “Já fizemos bastante isso aqui no RS, com o nosso projeto Conselheiro na Área, em que vamos conversar com profissionais diretamente nos serviços de saúde, recebendo e encaminhando demandas, além de divulgarmos as ações do Conselho”, ressaltou a dirigente, convidando as(os) conselheiras(os) federais a conhecerem a Sede do Coren-RS. Rosangela esteve acompanhada do conselheiro Fernando Brambila Mengue e das conselheiras Sandra Gawlinski e Sônia Regina Coradini.

O conselheiro federal Daniel Menezes de Souza, representante do RS no Plenário do Cofen, destacou o esforço para a realização da ROP em Porto Alegre. “Inicialmente, esta atividade estava marcada para março de 2020. Com a pandemia, foi constantemente adiada e quase que não se realiza hoje. Contudo, no RS tivemos redução de casos e, de forma integrada, conseguimos organizar um evento que preserva a segurança de todos os envolvidos”, frisou.

Entre as 72 pautas que serão apreciadas na reunião, está a prestação de contas de 2020 Coren-RS. Também serão analisadas prestações de contas das regionais de Goiás, Paraná, Roraima, Acre, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal. Além disso, as(os) conselheiros votarão pareceres e outras medidas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181