14/03/2022 - Atividades em Pelotas marcam retomada de eventos do Coren-RS e aproximação com a categoria



Quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de março, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu os Encontros de Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem e o de Responsáveis Técnicas(os) (RTs) para profissionais de Pelotas e região. As atividades foram realizadas no Parque Tecnológico do município do Sul do Estado, contemplando capacitações e instruções para as(os) profissionais, além da prestação de contas da autarquia. O evento com os RTs foi transmitido ao vivo e pode ser conferido CLICANDO AQUI

Os encontros marcaram a retomada dos eventos com presença de público do Coren-RS. Para as atividades, foi exigido a apresentação de passaporte vacinal contra a Covid19, além do cumprimento do distanciamento e demais protocolos sanitários. 

No dia 10, na atividade com técnicas(os) e auxiliares, a programação contemplou uma prestação de contas de 2021 da atual gestão do Coren-RS, instruções sobre a Ouvidoria do Conselho e sobre formação de comissões de ética, além de uma roda de conversa sobre a luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que trata do Piso Salarial da Enfermagem. Já no dia 11, durante o encontro com RTs, também foi apresentada a prestação de contas e instruções sobre comissões de ética, além de uma aula do Programa de Educação Permanente (PEP) sobre Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e uma conversa sobre o papel dos RTs.

Os eventos tiveram a participação da presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider; do conselheiro secretário Antônio Tolla; da conselheira tesoureira Sandra Gawlisnki; do conselheiro Luiz Carlos Moraes; do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva; da ouvidora Juliana Neves; da assistente de Fiscalização, Maragonesa da Silveira Teixeira; e da enfermeira fiscal Camila Almeida. Também estiveram presentes o conselheiro Paulo Ricardo Santos; o coordenador do Departamento de Registro e Cadastro (DRC), José Ricardo Agliardi; a enfermeira fiscal Bethania Mano Ferreira de Mello e a assistente técnica de fiscalização Ingrid Pereira; além de representantes de sindicatos e entidades representativas da Enfermagem.

"A pandemia nos afetou bastante no que se refere à aproximação com os profissionais. Estamos retomando cautelosamente nossos eventos com presença de público. Queremos ampliar essas atividades, em espaços com a participação presencial da categoria e também online”, frisou a presidente Rosangela. 

Os certificados das atividades estão disponíveis CLICANDO AQUI. Para as(os) RTs que participaram online, o certificado ficou disponível apenas até às 19h do dia 11.

Conselheiras(os) visitaram serviços de saúde em Pelotas

O projeto Conselheira(o) na Área também foi realizado em Pelotas. Entre os dias 09 e 11 de março, dirigentes do Coren-RS visitaram o Pronto Socorro Municipal, o Hospital Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Espírita e a Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nas atividades, Rosangela, Antônio, Sandra, Luiz Carlos e Paulo dialogaram com profissionais, entregaram kits com materiais informativos e fizeram o convite para participar das atividades do Conselho. 


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181