15/03/2022 - Coren-RS presente no Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid19

Em Porto Alegre, ato ocorreu na Redenção

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representando pela conselheira Sônia Regina Coradini, participou no dia 12 de março do Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid19. Em Porto Alegre, o ato ocorreu em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). O protesto foi organizado pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid19 (Avico Brasil) e pela Vida e Justiça – Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19, com o apoio da CUT-RS, Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus-RS), Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Coren-RS e movimentos sociais.

“No início da pandemia, a gente [profissionais da Enfermagem] não tinha equipamentos [máscaras e escudos faciais] para trabalhar. Muitas pessoas morreram, incluindo 900 profissionais da Enfermagem, porque estavam na linha de frente e não havia vacinas”, afirmou Sônia. “Defendemos o SUS e estamos juntos nessa luta”, destacou.

Data foi aprovada pelo Senado
Em novembro de 2021, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 2356/21, que institui o 12 de março como Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid19. A mesma proposta tramita também na Câmara dos Deputados (PL 2670/21).

A data é alusiva ao dia que ocorreu a primeira morte confirmada pela doença no Brasil – 12 de março de 2020. A vítima foi uma mulher de 57 anos, em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde.

Além do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Amazonas também realizaram ato em suas capitais.

Saiba mais:
- Assista à parte da manifestação realizada em Porto Alegre CLICANDO AQUI
- Ato em Porto Alegre lembra dois anos da pandemia e homenageia vítimas da Covid19
- Mobilizações no Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid acontece neste sábado

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da CUT-RS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: CUT-RS