17/03/2022 - Equipe de Enfermagem de São Jerônimo ganha condecoração por sua atuação durante a pandemia



Desde o começo da pandemia de Covid19, a Enfermagem tem sido incansável. Não faltam exemplos de competência, de doação e de iniciativas inovadoras, sempre com foco numa assistência de qualidade e humanizada. No início de 2021, diante de uma nova onda de contaminações pelo novo Coronavírus, profissionais de Enfermagem da prefeitura de São Jerônimo, na Região Carbonífera, tiveram que se reinventar. Não havia leitos suficientes para todas(os) – a saída, então, foi estruturar equipes para atender nas residências. A iniciativa e as(os) profissionais que a realizaram receberam, inclusive, uma condecoração por parte da prefeitura, em dezembro de 2021, pela atuação.

O enfermeiro Dalvan de Oliveira Brasil, que fez parte de uma dessas equipes, foi recentemente recebido na Sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em Porto Alegre, pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, pelo conselheiro secretário, Antônio Tolla, e pelo conselheiro Paulo Ricardo Santos, e contou mais sobre como foi essa experiência. “Em fevereiro de 2021, a prefeitura de São Jerônimo já tinha uma equipe estruturada, com uma enfermeira e uma técnica de Enfermagem, para atender aos pacientes com Covid19 em suas casas. Com a alta dos casos, foi necessário estruturar mais uma equipe, da qual eu fiz parte – na época, estava começando a trabalhar na prefeitura. Assim, conseguimos suprir a demanda, que era muito grande. Não havia leitos para todos. Nesse atendimento domiciliar, acompanhávamos o estado geral dos pacientes, a oximetria, o padrão respiratório, etc. As equipes trabalharam de fevereiro a setembro de 2021”, relatou.

Dalvan, que também atua no Hospital Vila Nova, em Charqueadas, lembra o quanto o trabalho nesse período foi árduo e recompensador. Ele mesmo teve Covid19, em janeiro deste ano. Com o esquema vacinal completo, teve febre, tosse e dor de garganta. “Por isso eu sempre falo da importância de continuarmos nos cuidando e, especialmente, do quanto a vacina foi essencial para frear os casos de Covid19 e tornar leves os sintomas nas pessoas infectadas, como foi o meu caso”, afirma.

O Coren-RS parabeniza todas(os) as(os) profissionais de Enfermagem de São Jerônimo. Contem sempre com o Conselho em prol de uma categoria mais forte, unida e protagonista!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176