04/04/2022 - Coren-RS participa da instalação da Frente Parlamentar SOS Hospitais



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, participou na quinta-feira, dia 31 de março, da instalação da Frente Parlamentar SOS Hospitais, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A Frente foi proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), que também a presidirá. "Sabemos o quanto temos carência na rede hospitalar, em todas as esferas. Por isso é tão importante tratar da saúde dessas entidades. Seja com a gestão da prefeitura, particular ou parceirizado, o usuário quer ser bem atendido e ter sanado seu problema de saúde", disse a vereadora durante a cerimônia.

A nova Frente Parlamentar tem como objetivo proporcionar o diálogo com a sociedade civil, promover o debate e a defesa do assunto no âmbito da Câmara, visando a reabertura e abertura de hospitais na cidade e também verificar os atendimentos. Rosangela compôs a mesa, ao lado do presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Carlos Sparta, e do secretário de Saúde de Porto Alegre. Mauro Sparta. "O Coren-RS apoia o fortalecimento da saúde. Com a pandemia de Covid19, a população tomou conhecimento de algo que os dirigentes de hospitais já sabiam: a Enfermagem é a principal força de trabalho que move essas instituições, representando 65% das[os] profissionais desses locais. Estamos juntas[os] para a construção de uma saúde melhor e pelo fortalecimento do SUS, com a devida valorização, respeito e cuidado às[aos] trabalhadoras[es] de Enfermagem", disse Rosangela.

A vereadora Cláudia apresentou relatório com a situação atual da saúde do município e diversas(os) representantes de instituições hospitalares se pronunciaram. Além da abertura da Frente, a reunião serviu para debater os temas que deverão ser tratados nos futuros encontros: aumento dos leitos e alas hospitalares (especialmente as infantis), dos leitos nas alas de queimados e de leitos para atendimento psiquiátrico e medicamentos; resgate dos hospitais Álvaro Alvim e Parque Belém; sugestão de contratualização com o SUS junto aos hospitais Beneficência Portuguesa e Porto Alegre (que atualmente só atendem a rede privada); o Programa Assistir; e o IPE Saúde.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Yasmim Fernandes Borges/ CMPA