06/04/2022 - Conselhos de Enfermagem aprovam Carta às(aos) Presidenciáveis



As(Os) presidentes dos Conselhos de Enfermagem de todo o Brasil debateram e aprovaram, nesta quarta-feira (6/4), Carta às(aos) Presidenciáveis, durante reunião da Assembleia de Presidentes, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em Brasília. O documento pede apoio das(os) candidatos ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), ao Projeto de Lei  (PL) do Piso Salarial Nacional da Enfermagem e aos principais PLs que garantem condições de trabalho e assistência. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, esteve presente na atividade.

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, parabenizou os Conselhos Regionais pela atuação nos estados. "Diante de tantos projetos importantes em tramitação na Câmara dos Deputados, a Enfermagem está bem representada pelas plenárias regionais", afirmou. Próxima da unanimidade na Câmara e no Senado, a maior categoria da Saúde mostrou capacidade de vencer polarização com o avanço do PL do Piso. O regime de urgência foi aprovado em 22 de março.

Reunidos em Brasília para julgamento de processos éticos, as(os) dirigentes discutiram, também, o Pós Tec Enfermagem do Cofen, programa de especialização gratuita em nível pós-educação profissional para técnicos de Enfermagem, que vai financiar a oferta de 10 mil vagas em todo o Brasil.

Na linha de frente da assistência, as(os) profissionais de nível médio representam oito em cada dez inte**es das equipes de Enfermagem no Brasil. O programa é fruto de ampla pesquisa que identificou as principais áreas de fragilidade na Enfermagem. A comissão do programa realizou visitas técnicas às universidades e escolas de saúde vinculadas, com objetivo de conhecer as estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar as instituições com maior capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional. "Nosso objetivo é oferecer oportunidade de atualização profissional com grande abrangência nacional e totalmente sem custos", destacou Neyson Freire, membro da comissão do Pós Tec Enfermagem.


Fonte: Ascom - Cofen