06/04/2022 - Assembleia Legislativa vai debater o Piso Salarial e a jornada de trabalho da Enfermagem



Nesta quinta-feira, 07 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) promove um ato em defesa de dois temas diretamente ligados à área da Enfermagem: o Piso Salarial e a jornada de trabalho de 30 horas semanais da categoria. A atividade, proposta pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira, acontecerá às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

Além de deputadas e deputados envolvidos com a área da saúde, o ato contará com a presença de representantes de entidades ligadas ao setor, como o Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS), o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), o Sindisaúde, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Feessers), os conselhos de saúde, entre outras.

Para o presidente da Assembleia, a realização da atividade acontecerá em um momento bastante oportuno, pois nesse momento, no Congresso Nacional, está em tramitação o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que trata do Piso Salarial da Enfermagem. E, recentemente, na Câmara dos Deputados, foi aprovado o regime de votação em caráter de urgência desse projeto. “A hora de garantirmos uma valorização efetiva dos profissionais de Enfermagem é agora. As homenagens e aplausos realizados em função da atuação na pandemia comovem, mas não resolvem na prática. A desvalorização profissional é muito grande, é aviltante e precisa ser enfrentada já. A Assembleia Legislativa, há muitos anos, atua em relação a esses temas e, neste momento de mobilização, a Casa não poderia ficar de fora”, acrescentou Valdeci.

Fonte: ALRS