08/04/2022 - No Dia Mundial da Saúde, Coren-RS participa de ato em defesa do Piso Salarial e sessão na Assembleia



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, participou na manhã desta quinta-feira, 07 de abril, de um ato na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) em defesa de dois temas diretamente ligados à Enfermagem: o Piso Salarial e a jornada de trabalho de 30 horas semanais. A atividade, alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, foi proposta pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira, e ocorreu no Salão Júlio de Castilhos.

“Cuidar da população é o motivo de ser da Enfermagem. Há mais de 30 anos lutamos por um Piso Salarial e por uma jornada adequada. Muitas vezes, trabalhamos em dois ou três empregos para sobreviver e isso não é justo com uma categoria que, literalmente, muitas vezes dá a vida pelos usuários dos serviços de saúde. Peço, então, neste Dia Mundial da Saúde, o apoio dos deputados estaduais ao PL 2564/2020 [que estabelece o Piso Salarial da Enfermagem e espera por votação na Câmara dos Deputados] e ao SUS. A Enfermagem representa 65% da força de trabalho do SUS. E, além disso, a categoria é majoritariamente feminina: somos 85% de mulheres. São essas mulheres que seguram a saúde do nosso país”, disse Rosangela.

Além de deputadas(os) envolvidas(os) com a área da saúde, o ato contou com a presença de representantes de demais entidades: Inara Ruas, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e diretora do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); João Ezequiel da Silva, diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa); Claudete Miranda, vice-presidente do Sindisaúde-RS; Milton Kempfer, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers); Jadir Lemos, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5); entre outras(os).

Sessão ordinária da ALRS também tratou sobre saúde

À tarde, Rosangela representou o Coren-RS na sessão ordinária no Plenário da ALRS. Na Tribuna Pública que marcou o início da sessão, o Sindisaúde-RS teve lugar de fala. “É difícil vermos os colegas que lutaram tanto durante esta pandemia ainda com o mínimo de reconhecimento e valorização. Mais de 650 mil pessoas morreram por conta de um governo negacionista e o Brasil é, inclusive, o quarto país que mais teve mortes de trabalhadores da área da saúde. Queremos mais de vocês [parlamentares]: queremos valorização real aos trabalhadores da saúde”, afirmou Julio Cesar Jesien, presidente do sindicato.

A vice-presidente do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda, também se manifestou: “Tivemos palmas, bandeiras brancas nas janelas, manifestações nas redes sociais. Mas precisamos de valorização. Nós cuidamos da população - precisamos que neste Dia Mundial da Saúde o SUS seja reconhecido e que os profissionais sejam valorizados”.

A deputada estadual Sofia Cavedon agradeceu a participação da presidente do Coren-RS. “A enfermeira Rosangela está acompanhando os eventos aqui na ALRS desde a manhã de hoje e defende essa linda categoria da Enfermagem, que é composta por 85% mulheres e que cuida da saúde do nosso povo”, ressaltou.

Na sequência da Tribuna Pública, ocorreu o Grande Expediente, liderado pela deputada Sofia. Ela falou sobre “Atendimento à mulher vítima de violência sexual e o direito ao aborto previsto em lei”. A presidente Rosangela compôs a mesa do Grande Expediente.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da ALRS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176