09/05/2022 - Ministério da Saúde e Cofen realizam seminário na Semana da Enfermagem

I Seminário de Enfermagem e as Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis acontece em formato híbrido, em 10 e 11 de maio

O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente  Transmissíveis (DCCI/SVS) do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizam o I Seminário de Enfermagem e as Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. O encontro busca fortalecer a atuação da Enfermagem na Vigilância e Controle da Hanseníase, Hepatites Virais, HIV, IST e Tuberculose, nos diferentes níveis de atenção à saúde.

O evento, voltado a profissionais de Enfermagem, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), instituições de ensino e instituições parceiras, contará com a presença da presidente do Cofen, Betânia Santos, na mesa de abertura, e do conselheiro federal Vencelau Pantoja, que realizará palestra sobre “Elaboração de protocolos de Enfermagem”.

A Enfermagem atua diretamente na elaboração e gestão das políticas públicas no SUS, em todos os níveis de atenção, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. “Historicamente a Enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento das IST/HIV/Aids, e também na vigilância e controle de doenças crônicas, como tuberculose e hanseníase”, afirma Vencelau. O Cofen foi um dos apoiadores da iniciativa Não Esqueça da Hanseníase.

O seminário é gratuito e acontece nos dias 10 e 11 de maio, em alusão à Semana Nacional de Enfermagem, em formato híbrido, com transmissão ao vivo a partir da sede da OPAS/OMS.

Para participar é necessário se cadastrar AQUI.

Confira aqui a PROGRAMAÇÃO.

Fonte: Ascom - Cofen (com informações do Ministério da Saúde)