12/05/2022 - Coren-RS repudia agressões a profissionais da Enfermagem e pede providências à SMS da Capital



Neste 12 de maio, Dia das(os) Enfermeiras(os), invés de apenas celebrar, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) tem que vir a público manifestar o seu repúdio absoluto a agressões cometidas contra duas enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta, em Porto Alegre, por uma usuária, no dia 09 de maio. Conforme denúncia de uma das enfermeiras à Ouvidoria da autarquia, a usuária desferiu “tapas, socos, chutes, pontapés, mordida e arranhões” contra ela e cometeu injúria racial contra a sua colega. A usuária, que foi presa em flagrante e liberada, estaria insatisfeita com o tempo de espera para atendimento.

O Coren-RS pedirá providências urgentes à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, exigindo a adoção de medidas de segurança para que as(os) profissionais de Enfermagem possam atuar plenamente na rede de Atenção Primária em Saúde (APS) de Porto Alegre.

É inadmissível que ainda ocorram episódios como esse contra a Enfermagem! O Coren-RS representa mais de 140 mil profissionais e seguirá lutando por elas(es)!

Coren-RS
Reconhece, atua e valoriza
Gestão 2021-2023