23/05/2022 - Em seminário, representantes da Enfermagem debatem importância da categoria na construção da cidadania



A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta quinta-feira, 19 de maio, o 1º Seminário Alusivo à Semana da Enfermagem. A iniciativa do vereador Jonas Reis debateu a importância da categoria na construção da cidadania, abordando aspectos históricos, avanços e desafios, com a participação de dirigentes de entidades representativas.

A abertura do evento teve a participação da deputada estadual Sofia Cavedon e do deputado federal Elvino Bohn Gass, que enalteceram a aprovação do Piso Salarial da categoria, salientando que o trabalho, agora, é garantir a sanção do projeto pelo Presidente da República. Para ambos, há recursos para que os vencimentos sejam pagos e é necessário rediscutir o Teto de Gastos. “Precisamos derrubar isso, que tirou bilhões de Reais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou Bohn Gass. “Não podemos esquecer das jornadas exaustivas e da série se vidas que foram salvas. Que os aplausos se reflitam em políticas de valorização e reconhecimento dos profissionais”, complementou Sofia.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pela presidente Rosangela Gomes Schneider. Em sua fala, a dirigente destacou o papel de construção que as(os) profissionais da categoria têm na sociedade. “Podemos ver isso no próprio SUS, que foi construído e é conduzido por trabalhadores da saúde, em sua maioria da Enfermagem”, exemplificou. Rosangela salientou que a categoria tem se reconhecido, cada vez mais, como equipe e, assim, desenvolvimento uma saúde melhor e promovendo a união entre as(os) trabalhadoras(es). “A pandemia foi uma linha torta que mostrou para a sociedade e para nós mesmos a importância de nossa profissão. Ainda temos muitas inadmissibilidades, como condições indignas de trabalho e de descanso, além das jornadas exaustivas. Mas estamos avançando e, juntos, podemos construir uma Enfermagem e uma saúde melhor”, reforçou.

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o conselheiro federal Daniel Menezes de Souza comparou a Enfermagem com professoras(es), destacando que são trabalhadoras(es) essenciais, que estão em todos os territórios e que fazem parte de dois temas essenciais: educação e saúde. Além disso, o dirigente falou sobre a conquista do Piso Salarial pode puxar uma frente para que mais profissões também conquistem o mesmo direito. “No nosso caso, não podemos entrar no papo de que não haverá dinheiro e de que hospitais vão quebrar. Saúde é essencial e constitucional. E a Enfermagem faz parte da saúde”, refletiu.

O vereador Jonas Reis justificou a inclusão de uma Semana da Enfermagem no calendário de atividades da Câmara em função da importância de Porto Alegre na saúde do RS. “Cerca de 40% dos pacientes que são acolhidos aqui na Capital são do interior. Quem vem de outras cidades e mais os moradores daqui são acolhidos pela Enfermagem”, citou. O parlamentar, que é autor de um Projeto de Lei que prevê condições adequadas de descanso para as(os) profissionais da categoria, destacou, ainda, a necessidade de buscar outras melhorias. “Se cobra muito deveres dos profissionais, mas se oferece poucos direitos. Isso faz com que a profissão fique fragilizada”, colocou.

A atividade também teve a presença das conselheiras do Coren-RS Sônia Regina Coradini, Úrsula Sander, Nilza Lourenço e Fernanda Borkhardt, do conselheiro Paulo Ricardo Santos e do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Além de dirigentes do Conselho, o seminário teve a participação da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Franco, da diretora de Comunicação Social e Publicações da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RS), Erica Rosalba Mallmann Duarte, e do diretor do interior do Sindisaúde-RS, Júlio César Duarte, e do assessor do vereador Jonas Reis, Estevão Finger. 

Exposição – Também na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi aberta neste dia 19 uma exposição com fotos relacionadas à Enfermagem. Da parte do Coren-RS, estão expostas imagens feitas pela fotógrafa Layla Magalhães em serviços de saúde da Capital. A mostra fica aberta até o dia 31 de maio, com entrada franca.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181