25/05/2022 - SMS de Porto Alegre responde ao Coren-RS após episódio de agressão contra enfermeiras



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre respondeu a ofício enviado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) que pedia providências após o episódio de agressão física e injúria racial contra duas enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta, no dia 09 de maio, por parte de uma usuária. Nos documentos, a SMS diz que está dando o suporte necessário à enfermeira agredida fisicamente e que ela foi afastada temporariamente das suas atividades. A Secretaria disse, ainda, que desde 2016 adota o Programa Acesso Mais Seguro, que visa reduzir a exposição das(os) trabalhadoras(es) à violência.

Em resposta, a presidente do Coren-RS, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, colocou a autarquia à disposição para a construção de medidas para um ambiente de trabalho mais salutar às(aos) profissionais, inclusive quanto ao dimensionamento de pessoal. Inspeções realizadas pelo Coren-RS apontam que a Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da Capital tem déficit de profissionais de Enfermagem, o que sobrecarrega as(os) funcionárias(os) e afeta a qualidade e a segurança dos atendimentos.

É inadmissível que ainda ocorram episódios como esse contra a Enfermagem! O Coren-RS representa mais de 140 mil profissionais e seguirá atento, lutando por elas(es)!

SAIBA MAIS: Coren-RS repudia agressões a profissionais da Enfermagem e pede providências à SMS da Capital

Coren-RS
Reconhece, atua e valoriza
Gestão 2021-2023