26/05/2022 - Professora e enfermeira Bernadete Maria Dalmolin é reeleita como reitora da UPF



Primeira mulher a assumir como reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), a professora e enfermeira Bernadete Maria Dalmolin foi reeleita com 88% dos votos válidos e segue na gestão da Instituição pelos próximos quatro anos. A eleição ocorreu ao longo dessa terça-feira, 24 de maio, de forma online, com a participação de professoras(es), funcionárias(os) e estudantes da instituição de ensino. A chapa única que concorreu à reeleição é composta por Bernadete, o professor Edison Alencar Casagranda, que assume como pró-reitor Acadêmico, e o professor Dr. Antônio Thomé, como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, segundo o novo modelo político-administrativo que deve passar a valer a partir do novo mandato.

Para a gestão 2022-2026, os gestores apresentaram uma proposta de mobilização coletiva da comunidade acadêmica ancorada em um projeto de educação e de universidade que abre espaço à criatividade, à inovação, à diversidade e aos novos desafios contemporâneos. Entre as propostas para o futuro da Universidade estão cinco principais eixos: a excelência formativa com sustentabilidade financeira; a governança e pertencimento; o fortalecimento da UPF como universidade comunitária; a valorização e engajamento dos funcionários; e o protagonismo e pertencimento estudantil.

Para a reitora, os últimos anos foram desafiadores para a sociedade como um todo e também para a educação superior no país e na região. Ela pontua que ao longo dos primeiros quatro anos de gestão, foi possível alcançar o equilíbrio financeiro da Universidade, a partir de uma gestão assertiva, que contou com a colaboração de toda a comunidade acadêmica. “Buscaremos responder de forma mais assertiva às demandas da sociedade, por meio do ensino, da extensão, da pesquisa e da inovação. Este novo modelo já está bem adiantado e, a partir de agosto de 2022, passaremos a contar com seis unidades acadêmicas. Com a reestruturação nós teremos uma UPF ainda mais próxima, com maior capacidade de gerar conhecimento para a sociedade e influenciar no crescimento da região e do Estado”, pontuou.

Em 2018, Bernadete foi homenageada no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) com o Prêmio Anna Nery.

Fonte: UPF