24/06/2022 - Técnico de Enfermagem William Duarte de Medeiros é o indicado do Coren-RS ao Prêmio Anna Nery



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) indicou o técnico de Enfermagem William Duarte de Medeiros para receber o Prêmio Anna Nery. A escolha ocorreu na 466ª Reunião Ordinária do Plenário (ROP) do Conselho, em 27 de maio.

A entrega do Prêmio Anna Nery, concedido a profissionais de Enfermagem com uma trajetória relevante para o fortalecimento da categoria no país, ocorre dentro do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Neste ano, a 24ª edição do congresso ocorrerá em Fortaleza (CE), de 12 a 15 de setembro (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

“Sinto que nasci pra trabalhar na área da saúde”
William tem 23 anos (nasceu em 10/07/1998), é natural de Camaquã e vem de uma família de agricultores (plantadores de fumo). Até os 15 anos, morou na zona rural da cidade, depois se mudou para a parte urbana.

Por volta dessa mesma idade, 15 anos, sofreu um grave acidente de moto, no qual teve várias fraturas e precisou ficar internado no hospital para fazer uma cirurgia. William conta que ficou tão admirado com o atendimento e a forma de trabalhar dos profissionais de Enfermagem que colocou a área da saúde como uma opção para seu futuro. Então, após concluir o Ensino Médio, iniciou o curso técnico em Enfermagem - e não foi amor à primeira vista, não. “No começo, confesso que o curso não me despertava grande interesse. Mas, com o tempo, fiquei apaixonado. Me formei no final de 2019”, conta.

Em março de 2020, início da pandemia de Covid19 no Brasil, começou a trabalhar na UPA de Camaquã. Em julho, ingressou no HNSA [Hospital Nossa Senhora Aparecida], hospital de Camaquã. William enfrentou jornada dupla (hospital à tarde e UPA à noite) até dezembro. “Então, no fim de 2020, pedi desligamento da UPA e fiquei trabalhando só no hospital. 2021 foi um ano de aprendizados. Trabalho no bloco B [internação adulta clínica SUS] e, com a superlotação da UTI, começamos a receber pacientes intubados com Covid19 e tivemos que aprender com a situação”, relembra.

William 
passou por um episódio marcante em março de 2021. Ele e um colega se recusaram a administrar cloroquina via nebulização para pacientes com Covid19 - a prescrição foi feita por uma médica (vale ressaltar que o medicamento não tem eficácia comprovada). William mostrou conhecimento e posicionamento firme e protetivo às(aos) pacientes, usando o Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem para se respaldar quando ameaçado.

Ainda em 2021, ele começou a cursar a graduação em Enfermagem. William está no quarto semestre. Hoje, ele não se imagina fora da Enfermagem: “Não me vejo trabalhando em outra profissão, sinto que nasci pra trabalhar na área da saúde”.

E como o William se define, para além da Enfermagem? “Por onde ando, coleciono amigos. Sou muito brincalhão, me dou bem com os colegas da equipe e faço amizade com os pacientes com muita facilidade”, sentencia.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Arquivo Pessoal