21/07/2022 - Conselheiras do Coren-RS prestigiam o 1º Seminário Nacional de Enfermagem Intercultural



Promovido pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Conselho Federal de Enfermagem (Conenfsi/Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), o 1º Seminário Nacional de Enfermagem Intercultural: “A fronteira e o povo cigano no contexto da profissão” ocorreu entre os dias 14 e 15 de julhoem Foz do Iguaçu (PR), e contou com a presença das conselheiras Cecilia Brondani e Vera Beatriz Rodrigues Soares do Coren-RS. Os temas abordados durante o evento, como assistência e os princípios e desafios da Enfermagem, foram debatidos por profissionais mestras(es) e doutoras(es), objetivando os avanços na assistência de Enfermagem a grupos vulneráveis.

Entre 
as(os) presentes, estavam profissionais paraguaias(os), quilombolas e indígenas, que representaram uma valiosa participação, auxiliando no reconhecimento da diferença dos serviços de saúde e atendimento da Enfermagem. Segundo a conselheira Vera, o seminário trouxe relatos e experiências exitosas de cuidado da Enfermagem, principalmente aos grupos sociais mais vulneráveis. Ela destacou a importância do respeito à cultura desses indivíduos, para que, assim, se possa construir uma saúde equânime e completa, mas ao mesmo tempo humanística e políticaFoi um encontro importante para a categoria, com temas de muita relevância, que trataram do cuidado, através de um olhar específico com relação às questões da saúde intercultural. Por exemplo, como a profissão pode fazer a diferença na vida e na saúde das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e também do povo cigano”, afirmou Vera. Além disso, também foram abordadas legislações da profissão, que refoçaram a importância da atenção às demandas interculturais.

A Enfermagem tem um papel social d
o cuidado em uma integralidade, ou seja, respeitando todos os pontos e aspectos culturais e sociais de cada grupo étnico. Por isso, os trabalhos apresentados no evento foram de grande importância, pois demonstraram que realmente existem atividades respetáveis e com belos resultados nessa arte do cuidado”, finalizou a conselheira sobre sua participação no seminário.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176