21/07/2022 - Live do Coren-RS debateu o quanto é difícil ser mulher nos dias de hoje: assista!



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio do Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta terça-feira, dia 19 de julho, uma live com o tema “Nos dias de hoje, ainda é difícil ser mulher - Estupro, violência de gênero, violência obstétrica e discriminação”. Participaram Liliane Deble, defensora pública do Estado que atua na área do direito à saúde desde 2002 e atualmente dirige o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado; e Amanda Nunes, advogada e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética e co-coordenadora do Cravinas - Clínica de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Universidade de Brasília.

A discussão foi motivada por casos recentes e de grande repercussão nos quais as mulheres foram vítimas de diversas formas de violência: a menina de 11 anos, grávida fruto de um estupro, que quase foi impedida de realizar um aborto legal; a mulher que durante seu parto cesárea foi estuprada pelo anestesista; a atriz Klara Castanho, que teve sua situação divulgada sem autorização ao passar por atendimento em uma instituição de saúde. O Coren-RS entende que tem o dever de falar sobre isso – inclusive porque a Enfermagem é majoritariamente feminina, cerca de 85%, e igualmente afetada.

Liliane salientou que as violências cotidianas às quais as mulheres são submetidas são reflexo de uma sociedade extremamente machista e misógina. “Está na hora de dar um basta”, afirmou a defensora pública. Amanda reforçou o quanto essas violações são comuns e, infelizmente, normalizadas. A advogada e pesquisadora trouxe ainda dados sobre a violência obstétrica no Brasil.

A live foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube. Para assistir, clica aqui ou aqui.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176