28/07/2022 - Coren participa da primeira reunião da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, participou no dia 22 de julho da primeira reunião da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum-RS). A equipe, formada apenas por mulheres, também é integrada por: Ana Luiza de Souza Castro, presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS); Carline Carazzo, representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS); e Elisa Scherer Benedetto, presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RS (CRESSRS).

O encontro, que ocorreu na modalidade remota, teve como objetivo ser um espaço de articulação entre as representantes, com pautas de caráter social e político, visando discutir temas do interesse comum dos Conselhos, a fim de alinhar diretrizes e levantar sugestões sobre representatividade junto às demais entidades integrantes do Fórum. Durante a reunião, foram levantadas discussões a respeito das terceirizações e do sucateamento dos serviços públicos, além de tópicos acerca da visibilidade dentro dos ambientes de trabalho. De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as mulheres representam 85% da força de trabalho da área no país, sendo 65% negras ou pardas. “Embora tenhamos esse mar de mulheres, as diretorias, muitas vezes, são de homens”, salientou Rosangela sobre a falta de representatividade feminina em cargos de chefia.

Também foram abordadas ao longo da reunião temas de assistência social e inclusão, que acabam sofrendo com a falta de atenção por parte de gestores públicos, como a importância das cotas, além de pautas de diversidade, incluindo discussões raciais e indígenas, bem como questões envolvendo a comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs). “A nossa vice-presidência é um polo que está se iniciando, mas vamos questionar, discutir e dar visibilidade às minorias. As mulheres, apesar de serem a maioria, também ficam invisíveis”, disse a presidente do Coren-RS.

Por fim, foram definidos os encaminhamentos da reunião. Entre eles está a sugestão de uma pauta sobre o que foi discutido para a reunião do Fórum-RS em setembro, além da criação de uma carta de princípios, sendo um documento de fundação, que visa dar base ao desenvolvimento das ações propostas pela vice-presidência e estruturar as propostas dos debates. Com isso, a equipe se mostra disposta a defender atitudes em prol da diversidade, buscando o melhor para as(os) profissionais, mas também para toda a população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176