04/08/2022 - Coren-RS realiza live sobre Enfermagem na Saúde Digital: assista!



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta terça-feira, 02 de agosto, uma live com o tema “Enfermagem na Saúde Digital”. A transmissão ocorreu pelo Facebook (para assistir, clique aqui) e pelo YouTube (para assistir, clique aqui). Participaram da mesa redonda virtual as enfermeiras Helga Bresciani (conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen e ex-presidente do Coren de Santa Catarina); Dagmar Kaiser (coordenadora do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS); e Lenise Dutra da Silva (mestre em Saúde Materno Infantil e CEO da Startup GestarCare).

Helga foi a primeira a falar. A enfermeira foi quem deu o parecer sobre a Resolução 696/2022, do Cofen, que foi publicada em maio e que dispõe sobre a atuação da Enfermagem na saúde digital, normatizando a telenfermagem (para acessar a resolução na íntegra, CLIQUE AQUI). Ela destacou pontos cruciais da resolução e explicou sobre o seu surgimento: após a aprovação emergencial, em março de 2020, da Resolução Cofen 634/2020, que autorizava a realização de consultas de Enfermagem a distância durante a pandemia de Covid19, foi constatada a necessidade da criação de uma normativa definitiva sobre o tema, visando ampliar essa modalidade de atendimento a profissionais de Enfermagem.

Na sequência, a professora Dagmar falou sobre como o tema Enfermagem na Saúde Digital vem sendo tratado durante a formação de futuras(os) enfermeiras(os). Ela ressaltou, ainda, o cuidado que se deve ter com postagens e condutas nas redes sociais.

Por fim, Lenise trouxe um relato da sua experiência à frente da Startup GestarCare – trata-se de um aplicativo no qual profissionais de Enfermagem prestam atendimento de pré-natal, pós-parto e puericultura. Lenise salientou que, mesmo com a modalidade online, a empatia e o olhar humanizado podem e devem estar presentes no trato com pacientes e usuárias(os).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176