14/09/2022 - Rumos da humanidade e a Enfermagem são tema de palestra magna do 24º CBCENF

Viviane Mosé, filósofa e psicanalista, comandou a palestra diante de auditório lotado

Em 13 de setembro, segundo dia do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), foi realizada uma manhã de importantes reflexões sobre a evolução da humanidade e o papel de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares não apenas como profissionais essenciais do cuidado, mas também como sujeitos sociais no mundo. Abrindo a programação da manhã, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé, diante de um auditório cheio, apresentou a palestra magna “O vivido, o presente e o amanhã: lições do tempo para a vida humana e profissional”, abordando diversas temáticas sociais e promovendo relevantes questionamentos aos congressistas que acompanhavam de forma presencial e por meio da multiplataforma CofenPlay. 

Após declamar um poema profundo sobre a luta e o papel da Enfermagem na pandemia, Viviane Mosé iniciou sua fala abordando as alterações que a Covid19 vai produzir na humanidade. “A pandemia vai realizar mudanças marcantes no mundo, mas as transformações deste período não serão sentidas neste momento, somente daqui a alguns anos. Levará um tempo para que consigamos medir a dimensão deste momento histórico em nossas vidas e de que forma vamos evoluir enquanto seres humanos”, afirmou.

A filósofa construiu uma linha do tempo sobre o desenvolvimento da existência humana. “Foi a compreensão de que não somos ninguém, de que não sabemos para onde vamos e nem do porquê estamos neste mundo que nos deu força para agir. Nossa fragilidade nos constitui”, destacou. “É a consciência da morte que faz nascer o valor da vida. Este é o momento fundamental de entender as coisas, não de forma intelectual, mas de forma empática. Vivemos crises gravíssimas no mundo”, prosseguiu.

Outro tema abordado foi a tecnologia no mundo contemporâneo. Para a palestrante, os avanços tecnológicos podem ajudar a curar as mazelas da atualidade. “A virtualidade pode ajudar a salvar a natureza, a Amazônia, a clonar animais. A tecnologia trabalha ao nosso favor, não podemos lutar contra ela”, enfatizou. 

Ao falar do trabalho da Enfermagem e diante de aplausos, Viviane foi categórica. “O papel de vocês não é curar doenças, mas produzir vida. A saúde precisa produzir saúde”, finalizou.

Para quem está inscrita(o) no 24º CBCENF para acompanhar online, esta atividade e todas as outras estarão disponíveis na plataforma CofenPlay até 11 de novembro. 

Fonte: Ascom - Cofen